Quem são os deputados e senadores ‘celebridades’ no Twitter

Nenhuma mulher está na lista dos senadores e deputados com maior número de seguidores virtuais no Brasil

Nos EUA, todo mundo já sabe: o presidente Donald Trump tem no Twitter sua plataforma favorita para fazer comentários, acusações e reclamações. A audiência é grande: o republicano tem 26,3 milhões de seguidores no site – embora ainda esteja atrás do antecessor, Barack Obama, e seus 85,5 milhões. Mas, e no Brasil? Será que o microblog também tem sido bem explorado como palanque?

É verdade que o número de seguidores de políticos brasileiros, em especial deputados e senadores, é infinitamente menor que o dos dois líderes americanos. Mesmo assim, três em cada quatro políticos do Congresso Nacional têm perfil aberto no Twitter, o equivalente a 86% dos 594 parlamentares, de acordo com pesquisa feita na Universidade Federal da Bahia.

Responsável pelo estudo, o professor Marcelo Amaral, que hoje dá aula na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, explica porém que nem todo congressista é um usuário ativo nem pode ser considerado celebridade uma nacional no microblog.

Segundo ele, diferente do que acontece nos EUA – onde prevalece a presença de políticos mais à direita no Twitter – no Brasil, deputados e senadores mais à esquerda são os que chegaram primeiro na rede social e tendem usá-la com mais frequência.

Romário é o membro do Congresso brasileiro com maior número de seguidores

Mas o mesmo não acontece com o seleto grupo de congressistas que contabilizam o maior número de seguidores. Entre as “celebridades” no site não prevalece nenhuma legenda nem posicionamento ideológico específico. E nem todo mundo consegue aumentar o próprio público virtual em números expressivos ao longo do tempo.

Para a pesquisa, o professor analisou as adesões à rede social e o perfil dos seguidores de deputados e senadores nos meses antes das eleições de 2014, durante a própria campanha, e nos primeiros meses da legislatura, ainda em 2015.

Ele constatou que deputados eram seguidos por uma média de 5.690 contas e senadores, por 18.747 – o que faz os números de seguidores dos mais populares parecerem ainda mais impressionante.

A pedido da BBC Brasil, Amaral reavaliou os perfis das principais “celebridades” do Congresso Nacional no Twitter.

Os campeões

Segundo ele, o senador Romário (PSB-RJ), com 2,55 milhões de seguidores, continua sendo o congressista mais seguido – título que carrega desde 2013.

Quando a pesquisa começou, Romário era deputado federal e, à época, tinha mais seguidores que toda a bancada petista junta. Desde abril de 2015, mais de 500 mil pessoas passaram a acompanhá-lo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *