O hotel na Cisjordânia “com a pior vista do mundo”, a mais recente obra de Banksy

Soldado israelense e militante palestino fazem luta de travesseiro em uma das pinturas de Banksy no hotel

O “Walled Off Hotel” (trocadilho em inglês que lembra o famoso Hotel Waldorf, em Nova York, e que se traduz literalmente como “hotel murado”) em Belém, na Cisjordânia, está localizado exatamente em frente à controversa barreira de concreto que Israel construiu no território que disputa com a Palestina, a chamada”zona ocupada”.

Da BBC Brasil

A Cisjordânia é governada pela Autoridade Nacional Palestina, governo palestino reconhecido internacionalmente, cujo principal grupo, o Fatah, é laico. No entanto, parte de suas terras são ocupadas por Israel desde 1967.

Em seu panfleto, o estabelecimento de Banksy se vende como o hotel com “a pior vista do mundo” e foi financiado e decorado pelo famoso artista britânico conhecido como Banksy.

Em cada um dos quartos deste hotel há um trabalho do artista, contendo uma mensagem direta contra a parede construída em frente ao edifício.

“Neste hotel damos calorosas boas vindas às duas partes do conflito nessa região”, disse Banksy em um comunicado para a imprensa.

A polêmica barreira tem sido parte da estratégia de Israel para prevenir ataques contra seu território, segundo diz o governo, mas os palestinos a consideram uma forma de limitar a área em disputa. A Corte Penal Internacional já considerou o muro ilegal.

Os quartos do “Hotel Walled” também contam com o apoio de outros artistas que colaboraram com o projeto.

De acordo com a declaração do artista, o hotel irá abrir as suas portas para acomodar os hóspedes a partir do próximo 20 de março.

Além disso, o prédio também funciona como uma galeria de arte e como uma declaração política contra a parede, já que o hotel está dentro da área da Cisjordânia controlada por Israel.

Israel começou a construir o muro de separação em 2002, em meio a uma onda de atentados palestinos.

Leia::  Por que time novato que briga pelo título alemão se tornou alvo de campanha de ódio

A barreira é o símbolo da ocupação israelense mais detestado pelos palestinos.

Muitas das cidades da Cisjordânia estão fora do alcance de israelenses, mas o chamado “Walled Off Hotel” está localizado na área que permanece sob o controle de Israel
Todos os quartos têm trabalhos de Banksy, que financiou todo o projeto
O hotel se intitula orgulhosos de ter “a pior visão do mundo”, além de várias referências críticas à cultura britânica.
Mesmos as tradicionais TVs do hotel foram transformadas em obras de arte.
A suíte presidencial não só tem um ar romântico, mas também um “velho espírito colonial britânico”. Durante a primeira metade do século XX, o Reino Unido ocupou áreas que atualmente fazem parte de Israel e da Cisjordânia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *