Bloco do Parlasul defende Lula para Nobel da Paz

A bancada progressista do Parlasul defendeu nesta segunda-feira, 12, durante sessão em Montevidéu, a indicação do nome do ex-presidente Lula para o prêmio Nobel da Paz; vários parlamentares de países que compõem o Mercosul assinaram nota que denuncia a perseguição judicial e midiática a Lula, defende o direito à sua candidatura e declara apoio à indicação de Lula ao prêmio da Academia Sueca, anunciada pelo argentino Adolfo Perez Esquivel, ganhador do Nobel da Paz de 1980; para o deputado argentino Oscar Laborde, a exclusão de Lula das eleições deste ano e sua eventual prisão seria “gravíssimo não só para o Brasil, mas para a América Latina”

Do Brasil 247

A bancada progressista do Parlasul defendeu nesta segunda-feira, 12, durante sessão em Montevidéu, no Uruguai, a indicação do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o prêmio Nobel da Paz.

O grupo formado por vários parlamentares de países que compõem o Mercosul assinaram uma nota em que denunciaram a perseguição judicial e midiática a Lula, defenderam o direito do ex-presidente ser candidato a presidente nas eleições de outubro e declararam apoio à indicação de Lula ao prêmio da Academia Sueca, anunciada pelo ganhador do Nobel da Paz de 1980, o argentino Adolfo Perez Esquivel.

Para o deputado argentino Oscar Laborde, a exclusão de Lula das eleições deste ano e sua eventual prisão seria “gravíssimo não só para o Brasil, mas para a América Latina”.

O deputado Saguas Moraes (PT-MT) comentou o ato da bancada progressista do Parlasul. “Por tudo o que ele construiu na vida pública do nosso País, uma política que reduziu as desigualdades, política de paz, que melhorou a qualidade de vida e principalmente pelo ataque e pela perseguição que Lula vem sofrendo neste momento”, disse ele.

Leia::  Lula fez “discurso político” no velório de Marisa? Você calaria se tentam prender sua mulher?

No último dia 3 de março, Adolfo Perez Esquivel esteve com Lula em São Paulo e anunciou sua decisão de indicá-lo ao Nobel da Paz. “A chegada do PT e Lula à presidência marcou 1 antes e 1 depois para o Brasil, a ponto de se tornar uma referência internacional na luta contra a pobreza. Mais de 30 milhões de pessoas foram resgatadas da pobreza extrema (um país inteiro), a desigualdade diminuiu e o índice de desenvolvimento humano aumentou”, disse ele, em sua página pessoal (leia mais).

Confira aqui a íntegra da nota.

Confira aqui outra nota divulgada pela bancada progressista, que aborda outros temas, além do apoio a Lula.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *